Wednesday 26 September 2007

Djerba - uma ilha de encanto

Lojinhas no Souk aberto em Djerba
Rua em Djerba
Mulheres tunisianas fazendo compras em Djerba

A Ilha de Djerba encantou-nos. As cores dos produtos no Souk, o calor que se fazia sentir, os chapéus de palha ali usados, dos quais trouxe um, como não podia deixar de ser, a confusão ordenada das gentes e turistas que circulavam por entre as ruelas da zona central.
Normalmente, não perco os mercados nem os cafés das zonas que visito. É aí que encontramos os habitantes locais, que podemos observar e conversar um pouco. Comprar um chapéu de palha revelou-se um momento delicioso: primeiro a discussão pelo preço, sim porque discutir o preço é obrigatório nestas paragens e não o fazer pode ser mal interpretado, o que temos de fazer é saber qual a proporção do preço justo relativamente ao pedido. Segundo as minhas fontes na Tunísia é de um terço do solicitado. Diga-se de passagem que nem sempre é fácil oferecer 3 DT a quem nos pediu 9 DT, mas independentemente do custo ficamos sempre com a sensação de que podíamos ter oferecido menos. Questões culturais a que nos habituamos com alguma facilidade, até porque o costume de beber um chá de menta enquanto regateamos e vamos conversando torna as compras em momentos delirantes e bem dispostos. O facto de ter optado por usar um chapéu naquele sol e em toda a viagem abriu-me as portas da comunicação fácil , despertando sorrisos afáveis. E o chapéu custou 2 DT.

3 comments:

eduardo jai said...

Tem sabido mesmo bem vir aqui espreitar as palavras e as fotos. :)

2DT o chapéu? Não és nada má a fazer preços LOL
j/kidding... e percebo-te muito bem quando referes que o tempo da "negociação" pode ser muito agradável. Tenho histórias muito giras assim... Uma delas com um, hoje, grande amigo meu indiano. Mas os árabes (e mesmo na Índia sentes isso)têm uma arte especial naquilo que eles chamam "acolher uma troca" ou mais ou menos assim...

um dia BOM, Nela.
Abraço

Kátia said...

Estou "viajando" em suas viagens.Lindas fotos.Excelente descrição de roteiro.Perfeito!
Djerba é mesmo demais!
Beijos!

Manela said...

Ed
Acabei por me divertir a fazer compras, mas sempre com a sensação de não ter pago o preço certo :)
As fotos vão continuar...
Um abraço
Kátia
Inda bem que gosta da "viagem"... que vai fazendo comigo. Espero que continue gostando.
Um beijo