Sunday 3 June 2018

País do Sol da Meia Noite (2 Cabo Norte) 

A chegada a Hōnningsvag  foi simplesmente indescritível... a navegação era feita por entre os fiordes... a paisagem de um lado e doutro deslumbrava -nos enquanto o sol radioso insistia em permanecer no horizonte, bem brilhante, sem dar qualquer sinal de querer esconder-se.
A neve salpicava os montes e montanhas que íamos ladeando. O barco, gigante e imponente, insinuava-se por entre ilhas e ilhotas, rumo ao porto, pequeno demais para que pudesse atracar ali.
Ficou , ao largo, e foi de lancha que chegámos a Honningsvag, cidade pequena, cercada de montanhas e ponto de partida para o Cabo Norte.
E o Sol não se escondeu... e eu parecia hipnotizada pela cor, pelo brilho, pela luz que continuava bem intensa ,  contrastando com a brancura da neve e com o vento que nos fustigava , quase nos impedindo de chegar ao padrão assinalando o ponto mais a norte da Europa.
Regressámos ao Barco, cerca das 2 horas da manhã, com um sol radioso  que nos transportava para um meio- dia da nossa rotina.
As renas passeavam pelos montes, escavando buracos na neve, à procura de algo para comer.
As duas aldeias de pescadores , que visitámos, na Ilha de Mageroya, parecem lugares fantásticos, daquelas histórias de fadas e duendes  com que nos deliciávamos , em criança.
Não consigo imaginar como serão aqueles locais, hoje transitáveis e encantadores nos meses da Noite Polar...










No comments: