Tuesday 22 May 2018

País do Sol da Meia Noite (1)




Era um sonho alimentado pelo encanto que o pôr-do-sol sempre me provocou. " O sol a esconder-se no mar", como sempre dizia aos meus filhotes e. Netos nos passeios em que os levava ao entardecer , sempre que estávamos perto do mar.
O mar , na sua imensidão incontrolável, de cores mutantes e sempre em movimentos ondulantes, encantatórios, mesmo que zangado, fascina-me desde que me conheço e posso escolher os meus caminhos. E aí, os Fiordes da Noruega, envoltos em verde e branco pela neve que sempre alberga nas montanhas muitas que habitam aquelas terras longínquas no Norte desta Europa tão maltratada.
E foi esta  a motivação que me levou a ir até lá num navio, o Maraviglia, cruzando mares e navegando pelos fiordes até Honningsvåg, donde partimos até ao Cabo Norte, percorrendo, na medida do possível, a Ilha de Mageroy, com as suas duas aldeias de pescadores e em cujo interior, a neve nunca se esvai, e em cinco minutos o sol radioso dá lugar ao nevoeiro mais cerrado, deixando as estradas, ladeadas de neve com alturas de três a cinco metros, escondidas, abertas apenas para aqueles que ali vivem e habituados aquele clima duro mas misterioso. Como será viver por ali durante a Noite Polar? Não o consigo imaginar, sequer.
A primeira paragem foi em Molde, onde um norueguês, contactado através das redes sociais, nos aguardava no seu táxi e nos proporcionou uma vista fabulosa daquela região que o viu nascer e onde vive há muitos anos. À medida quê percorríamos aquelas estradas , a natureza impunha-nos o seu fascínio, superando as expectativas algumas vezes tidas. A serenidade reinava. A paz vivia ali. Não é possível alimentar violência em locais com tamanha beleza. Nenhuma pintura supera a natureza .
À medida que o barco se aproximava era um sonho que eu sentia concretizar-se. Mas muito mais encantada havia de ficar. A viagem estava começando.

2 comments:

cinnamon girl said...

É assim mesmo, os sonhos são para concretizar! Beijinhos

Manela said...

Vou tentando, minha linda menina! Bj