Friday 12 January 2018

Desabafos

O tempo continua frio e incerto. Tão incerto como eu me sinto agora quanto aos meus desejos hoje. O cansaço parece dominar - me . As pernas , com um formigueiro parecendo pronunciar uma crise de espasmos, bem incomodativas e características do SPI, diagnosticado há uns anos e sem causa nem cura  ainda descobertas pela ciência. 
São milhares os passos que diariamente percorro dentro de casa , apesar de ser um apartamento, ainda que com espaço. Os anos, já vividos, pesam no corpo, por muito que tal seja esquecido pelos outros. 
O cansaço físico e mental são bem reais . A resistência de há muitos anos evaporou -se com o sol que teima em brincar às escondidas. 
Por vezes, dá sinal de vida mas é sol de pouca dura, como diria a minha mãe. É tremenda a saudade da minha mãe que me afoga nalguns momentos. Saudade da voz dela, sempre conciliadora, esquecendo - se de si própria para apoiar a família. Sempre disponível! Também estou cansada da disponibilidade com que tenho agido ao longo dos anos . Não arrependida mas cansada . 
O arrependimento não me invade. Todos os cuidados que tive e continuo a ter são consequência dos afectos que sinto , o que não significa  que não se tornem cansativos, porque as forças já não são as mesmas, porque as recompensas são nulas ou insignificantes , porque , porque, porque.... 
Talvez deseje dos outros o que não me podem dar... talvez queira o que não me podem oferecer, porque não tiveram , não têm ou simplesmente não são capazes de dar. 
Hoje, gostava de estar no meio do mar. Acordar com o nascer do sol no horizonte, sentar- me na esplanada do deck mais alto do navio, sentir o suave deslizar nas águas, ouvir a ondas embaterem no casco e procurar com o olhar movimentos de aves ou de barcos outros ao longe. 
Gostava de andar deambulando pelos corredores e pelos decks, deixando  as palavras soltas voarem no oceano, loucas e coloridas . Gostava de ir até um dos bares abertos, passear pelos balcões de self service, recolher frutas e sumos e café e sentar- me ali, de frente para o mar , lendo, escrevendo, ouvindo música ou apenas estender- me numa espreguiçadeira e saborear o momento . 
Gostava . 



No comments: