Saturday 26 August 2017

Domingo de manhã

O título até nem é totalmente verdadeiro . É domingo, o ultimo de agosto, mas já é uma hora. A sirene tocou há pouco , recordando a todos que o dia vai a meio. O tempo está ameno, como aqueles dias de outono com sabor a verão ou Primavera, como queiram.
No café do costume, com a mesma paisagem na frente da mini esplanada onde me sento. Carros atravessam a estrada , de duas vias, divididas por um estreito passeio, repleto de arbustos em crescimento.
No céu azul, mesclado de nuvens, alguns rastos brancos dos aviões que se cruzam deixando ou chegando a Lisboa. Este céu é de passagem obrigatória.
Também devia ser obrigatório circular no céu cada período de 70 dias. Pelo menos, para mim.
Viajar por terras e mares é um prazer indescritível. Descobrir lugares, conhecidos apenas de mapas ou de descrições escritas e faladas feitas por outros ou imaginadas , simplesmente. Perder-nos em ruas e avenidas de cidades bem distintas das que habitualmente habitamos, tendo como referência um prédio ou outra construção qualquer que marcámos como sinal na nossa mente curiosa, satisfeita e receosa .Tudo mesclado numa amálgama de sentimentos que me fazem sentir viva.
Gosto de cruzar os céus e observar as nuvens com formas que se assemelham ao que a nossa imaginação deixar.
Gosto de cruzar os mares e sentir o movimento das ondas enquanto vou contemplando o infinito, vislumbrando sombras que tanto podem ser peixes como barcos ou mesmo ondas em movimento.
Quer nos céus, quer nos mares, a liberdade é o sentimento dominante. A imaginação percorre todos os caminhos abertos, as saudades, que também sinto de outros lugares e pessoas ficam bem aninhadas num cantinho, como que adormecidas, sem dor, suavemente.
Gosto de viajar. Faz- me sentir viva, com sonhos de criança e certezas de jovem, sem que o passar do tempo me assuste. Pelo contrário, aqui, parece que apenas aguardo que o tempo vá passando inexorável e lentamente.
Aqui, sentada, parece que vejo a vida passar como se fosse uma mera espectadora.

2 comments:

cinnamon girl said...

A espectadora que partilha o que vê a passar também nos faz viajar. Aqui de longe, são 6 da manhã e estou de saída para uma corrida em Kuala belait. Vou levar imagens do oeste. Beijinhos

Manela said...

Beijinhos