Saturday 1 March 2014

A agressividade também tem beleza...

Foi um dia chuvoso, mas sem frio. Pude caminhar pela praia, ver as ondas revoltas invadirem o areal que , dentro de dois meses, já estará cheio de gente ansiando pelo sol que teima em não vir. Sopra algum vento, mas o cheiro a maresia refresca a cara e a mente. São muitas as conchas que jazem na areia, partidas algumas, bem inteiras outras. Pequenas, grandes e médias, de cores suaves, que nesta costa não as conchas são suaves para contrastar com a vida dos pescadores , há meses sem poderem ir buscar o seu sustento. 
Quando ando por aqui, poucas vezes vejo televisão, o que me deixa mais leve, mais bem disposta e me permite pensar que não vivo mais num país onde a mentira e a hipocrisia imperam. 
Quem por aqui anda, em pleno inverno e num dia de chuva, também parece ter feito a mesma opção ... " já não vejo televisão...", ouvi num pequeno café, à beira mar, onde em pleno verão os lugares vagos escasseiam. 
Estas palavras não significam alheamento da realidade mas antes uma necessidade  premente de recuperar a minha sanidade mental. É demasiado violento assistir ao desmoronamento de um país sem nada fazer  a não ser utilizar as palavras onde quer que esteja. Sinto que começo a aplaudir a violência , talvez até a ansiar por ela nas ruas e praças , e isso assusta-me , de algum modo. 
A passividade e resignação não fazem parte de mim e , cada dia que passa, sinto mais dificuldade em compreendê-la em gente que sofre, desempregada, sem dinheiro para comer ou contado cêntimo a cêntimo. 
O mar, revolto, agressivo hoje apazigua a minha raiva, por momentos. Afinal, a agressividade também tem a sua beleza. 


1 comment:

Kátia said...

É mesmo triste a situação de calamidade vivida em Portugal.E eu penso que poderia ser diferente se os dirigentes fossem sérios e pensassem no bem comum.Infelizmente é uma corja de bandidos a surrupiar a população com sua ganância estúpida.

Foto belíssima e faço minhas as suas palavras embora também não compactue com a violência,mas não gosto de ver coisa errada sem fazer/falar nada.

Fica bem!Um beijo e cheiro!