Friday 7 October 2011

viver na suécia

DSC04093
É um país lindo. uma segurança confortável, sobretudo para quem vai dos países do sul, mas eu não conseguia viver aqui. Uma língua  agressiva… talvez a minha também pareça pouco suave aos habitantes locais , mas isso não me importa agora. Á medida que caminhamos à beira do lago ou do canal, é uma paisagem de sonho que nos rodeia… verde, muito verde, tonalidades diversas, salpicadas de flores multicolores e árvores centenárias..Por vezes, uma paisagem até demasiado perfeita, se é que a perfeição existe algures.
Hoje sinto saudades da minha casa, dos meus meninos, do café tomado ao balcão na bomba de gasolina, perto de casa e mesmo ali a jeito de estacionar o carro, dos jornais cheios de escândalos que abomino, do meu computador no escritório, dos gatos que vagueiam no jardim de casa e diariamente  alimento, como se de um hotel para gatos se tratasse..
Ainda bem que viemos… Aqui , onde o conforto social impera sinto saudades do que tenho todos os dias e recuso tantas vezes, ansiando por novos lugares.
Aqui, não conseguiria viver durante muito tempo! Faltar-me-ia o sorriso das pessoas com que nos cruzamos, faltar-me-ia o sol que nos beija quase todos os dias do ano, o movimento de pessoas e carros, por vezes desordenado, em ruas , tantas vezes ,com buracos e mal sinalizadas.
A paisagem é linda, alimenta sonhos, desejos e sentimentos mas não me aquece a alma…

(escrito  a 20 de junho de 2011, em  torebode…) 

2 comments:

Kátia said...

Apesar de todo conforto e facilidade da vida moderna,a preferência por locais mais tranquilos e por que não dizer até bucólicos é que garantem a nossas almas sonhadoras a leveza e o equilíbrio necessário para podermos (sobre)viver no mundo atual--tão confuso--pois não?

Manela said...

concordo... bj