Friday 25 July 2008

da mentira

"As pessoas só mentem ou ocultam a verdade quando sabem que isso as pode prejudicar de algum modo..."
A citação não é minha, mas proferida hoje por um especialista e investigador na área de estudos das expressões faciais, a propósito de depoiamentoa menos verdadeiros proferidos em tribunal.
Estas palavras parecem ter sido ditas para mim que procuro , há muito tempo, razões para mentiras sobre mentiras que venho ouvindo e para as quais não encontrei ainda uma explicação plausível. Este prejuízo de que tipo será? em casos de crime, entende-se com facilidade, mas noutros contextos? Dei por mim a reflectir sobre este prejuízos pessoais para quem tão facilmente oculta a verdade: a imagem que os outros fazem do ocultador da verdade sai beliscada? talvez.
A certeza, ainda que no domínio do inconsciente, de que há um "self" muito pouco recomendável? outra possibilidade.
O sonho com vidas proibidas pela ética comum, mesmo que se afirme a indiferença pela opinião comum? ainda outra possibilidade.
As hipóteses são tantas que continuo sem perceber a razão que leva alguém, adulto e aparentemente realizado a ocultar vertentes bem estranhas da sua maneira de ser...
Bem, de qualquer modo, gostei da citação e pelo menos levou-me a "blogar" algumas frases...

2 comments:

Kátia said...

A mentira faz mal a quem conta e consequentemente e a depender do que se conte a quem ouve e acredita.Porém,acredito que nada oculto,pode ficar muito tempo sem ser revelado.Máscaras caem,pessoas se contradizem e detetives existem para desmascarar também "passos falsos" ditos como verdadeiros.E com isso vemos que o melhor mesmo é falar a verdade,mesmo que não agrade do que ficar enrolando,trapaceando,mentindo para alguém por longo tempo,isso sim faz tudo ser pior.
Belo post!Esteja bem e beijo!

Manela said...

A mentira sempre fez mal, concordo, mas infelizmente existe... Um Beijinho...