Thursday 2 October 2014

Hoje sinto- me assim...

                                      
Fotografia digital de Manuela Gonçalves

As palavras amontoam-se na cabeça, numa amálgama de letras, sons, sentimentos e lágrimas , incapazes de se soltarem uma por uma e caírem alinhadas em frases com nexo no teclado. 
O motor de um carro que se aproxima é o único som que se ouve nas redondezas da casita onde me refugio .
 A cabeça do ser humano é mesmo um mundo por  decifrar. 
Alergias e tristezas, certezas e dúvidas, palavras e frases, com ou sem sentido mas habitantes naquele cantinho a que chamamos cérebro... Sem palavras , não existimos. 
Será que o mundo são palavras? 

Quem não se sentiu já impotente para descrever o que realmente deseja ou não? 
Quem não sonhou já com realidades inatingíveis? 
Quem não culpou já outros por sonhos que não cumpriu por medo ou comodismo? 
Se as palavras são insuficientes , que dizer dos sentimentos que albergamos, bem escondidinhos numa parte do nosso corpo que não conhecemos? 
Uns falam em alma, outros em espírito, outros em mente... É indiferente o nome que lhe queiram atribuir . A verdade é que somos incapazes , muitas vezes, demasiadas até, de reproduzir o que sentimos, o que desejamos, o que queremos ou não... 
A verdade é que calamos , muitas vezes, o que sentimos, em nome do amor, da amizade, do politicamente correcto, da educação que é suposto termos... 
Muitos encontram em Deus, seja sob que forma for, o refúgio para as incertezas que os domina e acreditam no poder divino. 
Nunca consegui compreender, e gostava mesmo de fazê-lo, como se pode acreditar numa entidade com poder que permite tanta violência e agressividade no mundo. Uma frieza tão grande, incomensurável , não é compatível com  a humanidade de quem quer que seja.
  E na cabeça não se consegue mandar... 
Os pensamentos habitam-nos e preenchem -nos  mesmo contra a nossa vontade. 
Quem não sentiu já uma raiva tamanha capaz de nos levar à violência , apesar de sermos o mais pacífico dos seres? 
Quem não teve já pensamentos inconfessáveis para si próprio, que racionalmente e a frio jamais teria? Controlo, dizem - nos, é que devemos ter ... E é  o controlo que nos diferencia dos seres irracionais... Será? Os animais dão - nos lições de vida, de controlo mesmo, que nos deixam surpreendidos e até embasbacados. Afinal, não seremos todos irracionais? Ou uma parte de nós,pelo menos. 

Olho as árvores que me rodeiam ,  em frente do lugar em que sento, e  sinto a paz  e  cores da natureza ... 
Em simultâneo, na cabeça ,  imagens de violência real , noutros lugares também habitados por gente, com cores intensas de chamas, de guerra, de sangue ... E a natureza sobrevive, com cores , enquanto as gentes caem aniquiladas, sem qualquer capacidade de resposta ou de defesa..
Só as cores permanecem, intensas ou suaves, saturadas  ou esbatidas, mas sempre com algo de belo que custa a admitir, pela violência que as gerou... 

Hoje, sinto-me assim...  






4 comments:

Mariama said...

hola! mi nombre es mariama y yo quiero la cuenta @mariama en twitter. por favor??? lo siento, mi español es pequeña.

Kátia said...

Amiga,
Não sei o que dizer acerca de seu texto acima...deu-me uma vontade apenas de abraçá-la bem apertado...
Por agora só consigo dizer:
''''''''''""''★""""""
"""""""★★"""""
""""""★★★"""
"""""★★★★""
""""★★★★★"
""'★★★★★★'""
''"★feliz natal★"
""""""''★★""""""
""""''''''★★"""""""
"""""" '★★"""''''''
""""★★★★★
Beijinhos!

Kátia said...

Nela,

O ano que passou foi cheio de altos e baixos,mas o desejo de que esteja bem é constante.

*   ★   ☆ ┊    ┊ ☆ ┊  ♥┊┊  ┊      ♥┊    ♥┊ Amor    ┊┊ ┊ ☆ ┊  ♥┊ ☆  ♥┊ ┊   Saúde   ┊  ┊  ♥┊┊♥┊    *      *   ★   ★  ★  *    ★      ☆Paz       ★  Amizade  *★  ☆ ★  ★*  ★  Feliz 2015 •.¸¸.••► P'RA TE TER AQUI •.¸¸.••►Kátia

Beijinhos!

Kátia said...

Minha Querida,

Compreendo-te!
É mesmo difícil acreditar que em meio de tantas coisas belas,possa haver violências,impunidades,deslealdades dentre outros males...Porém,o mentor das coisas belas criou o homem,único responsável pelas demais coisas e por ser bondade pura criou o livre arbítrio que é o que gera as maldades.Não se martirize por não acreditar e/ou entender o divino.Siga...seja você...sinta...ouça,veja...ame!
Todos nós temos dias assim.
Beijinhos saudosos!
P.S: Quando retorna a minha Soterópolis?
;-)