Tuesday 10 October 2017

No coração do Alentejo, hesitações minhas....

Viemos para Beja, ontem. Uma viagem na programada, turisticamente falando. Uma viagem decidida no calor da confiança, num rasgo dê optimismo. Tinha acabado de sair de uma consulta, onde , como sempre, se falou dos cigarros, que tanto me acompanham , principalmente , em momentos menos agradáveis da vida. Fumar um cigarro permite - me controlar sentimentos de impotência perante algumas atitudes menos confortáveis. Sentar - me numa esplanada, tomar um café e fumar um cigarro ,olhando em redor, sem ver, tornou - se, desde há muito tempo, num acto de prazer capaz de acalmar a ansiedade  e calar palavras mais ou menos agressivas que sentia vontade de dizer... também  em momentos de reflexão intensa... um cigarro numa mão, a caneta na outra...
Apetece-me deixar de fumar ou melhor apetece-me deixar de ter vontade de fumar... assim disse ao médico e amigo com quem estava conversando.  E falou- me em Beja. Sem milagres. Sem conhecer pessoalmente mas por intermédio de fumadores compulsivos , que haviam deixado de fumar. 
Voltei para casa. Fui até à minha esplanada de todas as manhãs. Pedi o meu carioca de café , acendi o meu cigarreiro , olhei a estrada por onde transitavam os muitos carros da cidade e decidi ... vou deixar de fumar, sem stress... vou tentar Beja... farei parte dos 90% de ex-fumadores ou dos 10% que continuaram a fumar? Afinal, até gosto de viajar! 
Beja foi presença na minha vida durante anos... boas e más recordações já que nada na vida é imutável... boa altura de voltar à cidade alentejana, bem quente onde o meu neto viveu tão pequenino e o meu coração tão feliz com ele, chamando por mim naquela vizinha doce de criança.
E foi assim que voltei aqui. Com o  prazer de viajar, com a alegria que sempre sinto neste Alentejo único , no mundo, com o companheiro das minhas andanças de mais de 4 décadas, com dúvidas e certezas e incertezas ... 

Searas ...quadro decorando o Hotel

Praça da Saudade
Renque de palmeiras numa avenida 

No comments: