Wednesday 25 December 2013

lugares vazios nas mesas de natal

foi um natal em que a alegria das crianças e o carinho da família não afastou a saudade da minha mãe que, pela primeira vez, não se sentou na mesa de natal...
um dia, será o nosso lugar que ficará vazio... um poema para sentir....



Ladainha dos Póstumos Natais


Há-de vir um Natal
e será o primeiro em que se veja à mesa o meu lugar vazio
Há-de vir um Natal
e será o primeiro em que hão-de me lembrar de modo menos nítido
Há-de vir um Natal
e será o primeiro em que só uma voz me evoque a sós consigo
Há-de vir um Natal
 e será o primeiro em que não viva já ninguém meu conhecido
Há-de vir um Natal
 e será o primeiro em que nem vivo esteja um verso deste livro
Há-de vir um Natal
 e será o primeiro em que terei de novo o Nada a sós comigo
Há-de vir um Natal
e será o primeiro em que nem o Natal terá qualquer sentido 
 Há-de vir um Natal
 e será o primeiro em que o Nada retome a cor do Infinito

 David Mourão-Ferreira (in "Obra Poética: 1948-1988")

6 comments:

Kátia said...

Minha linda,

O lugar na mesa está vazio,porém em seu coração este lugar estará sempre ocupado.HOJE após a partida da sua mainha que sempre é certa e nunca é aceita é a única coisa que deve pensar e mais ainda que o melhor que ela poderia ter ela teve:VOCÊ!!!!
Fica bem querida,de um modo ou de outro devemos não esquecer e sim lembrar com Amor dos nossos entes que partiram.

Um beijo carinhoso.

Kátia said...

E o poema embora triste,é muito bonito.

Manela said...

escrever é mesmo necessário quando me sinto triste... Beijo...

Anonymous said...

Na minha mesa de Natal há cada vez mais espaço livre...
Feliz 2014

Kátia said...

*   ★   ☆ ┊    ┊ ☆ ┊  ♥┊┊  ┊      ♥┊    ♥┊ Amor    ┊┊ ┊ ☆ ┊  ♥┊ ☆  ♥┊ ┊   Saúde   ┊  ┊  ♥┊┊♥┊    *      *   ★   ★  ★  *    ★      ☆Paz       ★  Amizade  *★  ☆ ★  ★*  ★  Feliz 2014 •.¸¸.••► P'RA TE TER AQUI •.¸¸.••►Kátia

Manela said...

Nós sabemos que a vida acaba, mas o coração demora mais tempo a habituar-se... Obrigado pelas palavras Carlos, e um Bom Ano de 2014!