Monday 9 November 2009

dos Muros


Ainda são muitos os muros existentes no mundo. Em 1989, caíu o Muro de Berlin, cidade dividida durante longos anos.
Estive em Berlin, algum tempo depois. Também tenho um pedacinho desse muro aqui em casa.

A Porta de Brandenburg estava apinhada de gente, de muitos jovens e de tudo ali se vendia. Uma salsicha alemã, numa mesa bem situada por cima da Ponte , foi o meu almoço nesse dia.
São muitas as fotos de lá mas ainda não digitalizadas. Fá-lo-ei um dia destes.
O contraste entre as duas partes da cidade surpreenderam-me. Uma muito austera, parecia que parada no tempo, outra explodindo de vida, de agitação, onde a pacatez não tinha lugar. Era o contraste total.
Lembro-me bem de ter feito a apreciação da cidade com a medida que uso habitualmente : a resposta a uma questão - gostaria de viver aqui?- e não gostaria, apesar de me ter encantado com a monumentalidade daquela cidade,
com a afabilidade dos berlinenses, (realmente diferentes dos alemães em geral), com o verde dos parques, com aquela Torre de onde se tem uma vista da cidade de cortar a alma.
Hei-de voltar lá. Agora que tanto tempo passou, que tanta água passou por debaixo daquela ponte, que nada resta do Muro (materialmente falando...) quero de novo embrenhar-me nas avenidas, nos parques, nas ruas das duas partes da cidade e ver que "muros" restam ainda dividindo a cidade.

No comments: